Conto - José Miranda Filho

by Banksy,
manipulated by Eduardo Miranda
Encontro de Amigos - Parte 17

Voltei a Los Angeles e nos integramos à excursão. No dia seguinte, subimos toda a costa oeste americana, começando por San Diego, passando por La Joya, onde está localizada a famosa Universidade da Califórnia, Long Beach, Ventura, uma belíssima praia do Pacifico, Santa Bárbara, Malibu, a praia dos milionários, Palm Springs, Hollyood, terra do sonho e do amanhecer, Beverly Hill, bairro nobre, de residências monumentais de artistas e ricaços, San Luís Obispo, San José e tantas outras cidades, até alcançarmos San Francisco, onde passamos a noite.

Na madrugada do dia seguinte fomos despertados pelo gerente do hotel nos informando da paralisação dos aeroportos locais, em razão de uma greve decretada pelos operadores de vôo. Por esse motivo tivemos que ficar em San Francisco mais dois dias.

Finalmente na madrugada do dia 28 de Dezembro, embarcamos para Nova Iorque e de lá para São Paulo, com escala, em Lisboa, único vôo disponível se quiséssemos voltar ao Brasil. Não havia alternativa de itinerário.

Na chegada a São Paulo, um cidadão de nacionalidade brasileira que vivia em Portugal há oito anos não conteve a emoção ao chegar no Brasil. A alegria de pisar em solo brasileiro lhe trouxe tanta emoção que ele esmurrava o ar... dava vivas ao Brasil e dizia em voz alta que esse era o maior país do mundo. Bateu palmas. Seu gesto foi imitado por todos os demais passageiros que se solidarizaram com sua alegria. Ao descer do avião ele beijou o chão, o que nos emocionou bastante.

Durante a viagem conversamos com ele. Disse-nos que se chamava Roque e que vivia em Évora, Portugal, há oito anos. Obteve a cidadania portuguesa por opção. Tinha um bom emprego, casa e carro. Havia casado há seis meses e pela primeira vez em dez anos retornava ao Brasil, apenas para passear e apresentar sua esposa à família que residia em Brasília e não a conhecia ainda, mas que retornaria a Portugal dentro de um mês. Queria aproveitar sua estada no Brasil para visitar algumas cidades e mostrar para sua mulher que o Brasil é tão belo quanto Portugal.

Fiquei imaginando como um país tão grande como o nosso não dispõe de emprego suficiente para segurar os jovens e evitar que se lancem em aventuras à procura de melhores oportunidades de trabalho em outros países, às vezes, até sem sucesso. Desembarcamos. Desejei-lhes feliz estada. Ele me disse que ia para o Ipiranga, um bairro próximo a São Caetano do Sul, e depois seguiria para Brasília.